16 dezembro 2011

Ele Deseja uma Unidade “Sem Costuras”

Que nível de unidade Deus deseja? Jesus descreveu isso com precisão quando comparou nossa unidade à unidade que ele mesmo desfruta com o pai. Os teólogos lutam em vão para traçar uma linha entre filiação e paternidade. Não somos capazes de descrever a unidade que há entre o pai e o filho ou a união da trindade, porque estas coisas estão além de nossa compreensão. Jesus Cristo se envolvia tão intimamente com a providência e a pessoa de seu pai que chegou a ser enfático: “Eu e o Pai somos um”. A Igreja, por outro lado, está tão dividida que a sociedade em geral sequer sabe dizer se há apenas uma igreja.
Receio que alguns de nós acabemos por descobrir um dia que temos muito mais irmãos e irmãs no céu do que assumíamos (ou quisemos assumir) na terra. Não importa o quanto tentamos excluir os filhos ou filhas de Deus que não correspondem às nossas expectativas pessoais, nosso Pai Celestial conhece seus filhos e os chama pra si. Quando insistimos em criar linhas de inclusão e exclusão, Ele protesta e diz: “Eu quero você – e aquelas que você excluiu – para estarem juntos na mesma unidade que eu tenho com meu Pai. Assim como você não pode precisar onde eu começo e Ele termina, Eu quero que você e aqueles que você excluiu sejam um em mim”.
A vestimenta que Jesus usava antes de sua crucificação não tinha costuras, e as vestes ministeriais da igreja também devem ser sem costuras. Não pode haver costuras ou linha de separação entre eu e o pastor ou equipe ministerial, se quisermos um avivamento naquela igreja. Deus quer unir as vestes de nossas igrejas locais de tal maneira que as costuras e linhas de separação se tornem imperceptíveis. Devemos estar tão interligados uns com os outros (ainda que preservemos nossas indentidades), que não usemos mais os termos de distinção como “nós e eles” mas simplesmente “nós e Ele”. É nessa intensidade de união que somos “aperfeiçoados em unidade”.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...