19 dezembro 2011

Do Que Você Sente Falta na Igreja?

Inicio chamando sua atenção pra foto que ilustra a matéria feita pela Pra. Janeth Menezes. Tal foto foi disponibilizada para apresentação num trabalho na Univale e tão logo foi apresentada surgiram reflexões na maioria de pessoas não evangélicas sobre o que a foto queria dizer. Uns falaram que a cadeira um dia serviu de apoio, agora está velha, cansada, faltando pernas e necessitando de algo pra se apoiar, neste caso um toco que nem tem muito ao que oferecer. Tudo em sua volta está sem vida, mas a Bíblia está lá aberta, porém abandonada e tratada com indiferença. Existe algum paralelo desta foto com a Igreja na atualidade?
O crescimento numérico da igreja evangélica tem impressionado a todos. Entretanto, pesquisadores revelam que o grupo que mais tem crescido nos últimos anos é dos “crentes sem igreja” – pessoas convertidas, mas que, decepcionadas com os rumos da pregação e da instituição, optaram por uma caminhada pessoal, vivida na intimidade, ou então pela formação de pequenos grupos nos lares, reeditando o cristianismo do primeiro século (ver quadro).
Após tanto crescimento – e alguns escândalos -, a igreja evangélica estará diante de uma crise?  Ou estará passando por uma nova Reforma? O fato é que muitos andam descontentes com o que vêem e questionam o modelo de igreja refletido na mídia. Se este desapontamento não pode mais ser ocultado, cabe a pergunta: de que igreja os cristãos sentem falta? (Joel Macedo – Jornalista Grupo MK)
A revista Marca Cristã através do seu editor, Pr. Fabiano Alves em um bato papo informal com o Pr. Paulo Sérgio Duarte, da Igreja Batista El Shaday de Governador Valadares (MG) comentou sobre um Torneio de Ping-Pong que sua igreja realizava entre jovens e adultos. Isso chamou a atenção para a matéria em questão, uma vez que as igrejas preocupam mais com questões éticas e espirituais e esquecem que seus membros fazem parte de uma sociedade que oferecem diversas opções como o de lazer. A Igreja precisa se contextualizar pra não “perder” pessoas justamente por falta de uma destas opções citadas e oferecidas pela Igreja Batista El Shaday.
Hoje em dia não existe tanta fidelidade denominacional, existem pessoas que já passaram por diversas igrejas, é o tradicional que passou pra pentecostal e seduzido pelas mensagens do neo pentecostalismo se transferiu pra ela. Outros fizeram ou fazem o caminho inverso, e o discurso sempre é o mesmo: “Eu troquei de igreja por isso, isso e isso”. Alguns têm até motivos suficientes para troca de denominação, mas fazendo um exame bem profundo chegaremos a seguinte conclusão, não é normal um crente trocar de igreja como se troca de roupa. Cada denominação tem sua visão teológica e eu fico aqui imaginando como estaria a cabeça dessa pessoa que em certa igreja ouve a respeito da manifestação dos dons espirituais e em outra denominação ensina de outra forma a respeito desta doutrina. (ver quadro: Por que as pessoas trocam de Igreja)

De uma coisa é certo que as pessoas trocam de igreja por insatisfação seja ela pessoal, pastoral ou por falta de opções estruturais da igreja.

A VISÃO DA IGREJA NOS DIAS ATUAIS
A igreja brasileira tem alcançado níveis satisfatórios como jamais vividos em toda sua história, muitos questionam se isso é bom ou se está fazendo mal a ela própria. O surgimento de grandes pop stars é um bom exemplo, algo jamais imaginado em épocas anteriores. Cantores que os evangélicos mesmo elevaram a essa categoria de “grandes estrelas” e muitos aceitaram o rótulo e andam cercados de seguranças e exigências para suas apresentações. O evangelho tem perdido essa simplicidade, segundo afirma o Pr. Olávio Coronel Filho da Igreja Missionária do Betel Brasileiro de Governador Valadares. O próprio pastor ainda amplia o assunto daquilo que sente falta na igreja nos dias atuais: “Eu sinto falta na igreja de hoje é a falta de sinceridade dos crentes, da liderança inclusive e também compromisso. A Bíblia Sagrada nos ensina que devemos ser crentes de compromisso, crentes espirituais e instrumentos nas mãos do Senhor. A igreja já teve mais sinceridade, mais compromisso e mais espiritualidade, eu costumo dizer que está precisando voltar o uso do lenço para enxugar rosto molhado, estar passando lagrimas no rosto dos crentes. Chorar com Deus.”.
Essa análise da espiritualidade da igreja merece destaque. Afinal a igreja como afirmou o pastor presbiteriano Rev. Hernandes Dias Lopes no 38º Congresso da SEPAL tem se transformado em um grande supermercado e defendeu a volta às escrituras e uma nova reforma. ”Os bancos determinam o que o púlpito vai pregar. O evangelho não é um produto de marketing. Deus não quer fã, quer discípulos. O papel do pregador não é agradar o auditório. A verdade nem sempre é popular”.
De uma coisa concordamos, a igreja tem mergulhado num ativismo religioso. Muitos vêem a igreja como um grande clube de benefícios. Em vídeo postado num plágio comercial de uma grande marca o indivíduo chega afirmar: “Jesus é a minha vida. A Igreja é meu clube”. Será realmente que a igreja tem se transformado num clube? São tantas interatividades que muitos chamam de contextos, mas acabam chocando com os ensinamentos bíblicos. A igreja tem perdido a essência do seu real significado e se tornado um lugar pra pessoas se auto promoverem. Sentimos falta da igreja de Beréia registrada em Atos 17:10-15 – “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens. Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões. No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali. E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram”. Essa igreja era pequena, quase desconhecida, pouco falada, mas sempre bem lembrada nas Escrituras. Os poucos dias passados ali impressionaram Paulo e Silas, como uma igreja que se dedicava ao ensino da Palavra e não uma igreja conhecida por outra forma. O locutor da Rádio 104FM e membro da Igreja Assembléia de Deus, Edmilson Cassiano criticou a igreja dos dias atuais. Ele disse sentir falta de cultos fervorosos e da escassez nas mensagens evangelísticas, porque hoje se prega tanta coisa, mas a mensagem principal é o arrependimento e a volta de Jesus e acrescentou: “Sinto falta de oração, de buscar a presença de Deus através de vigílias e é o que eu tenho sentido”.

VISÃO POLÍTICA           
Igreja e Política devem se misturar? É uma questão complexa pra todos. Muitos afirmam que a política é necessária pra igreja, outros não e dizem que política é coisa do diabo. Os mais exaltados defendem que a igreja precisa ser mais forte e representativa no meio político. Para aqueles que atuam na área exercendo mandatos entendem da necessidade de cobertura espiritual para enfrentamento de grandes batalhas que são leis que podem beneficiar ou prejudicar tanto a cidade como os indivíduos. Lierte Soares Júnior, pastor da Igreja Batista do Calvário – Vila Isa em Governador Valadares e Vereador em seu primeiro mandato comentou:“Sou muito visitado como pastor, mais infelizmente são poucos que vem pra fazer aquela oração, aquela intercessão e menos ainda aqueles que acompanham a vida da gente e ai há uma necessidade da igreja despertar pra isso porque os problemas da cidade é responsabilidade da igreja, como a nação também é responsabilidade da igreja, não é apenas jogar a culpa nas autoridades, mais sim ir com as autoridades estar intercedendo buscando a solução dos problemas”. Lierte Júnior chega a citar casos de cidades que foram transformados pelo poder da intercessão e ação da igreja. “Na Colômbia, a cidade de Cali era dominada pelos traficantes; na Guatemala em Almolonga através da intercessão da igreja a terra foi sarada literalmente e passou produzir alimentos, Uganda na África sobre o que Deus fez não só a nível político, mas a nível social, tudo isso foi possível porque houve colaboração da igreja. Não podemos estar alheios” desabafou.

IGREJA PRECISA ATINGIR A TODOS
O Brasil por ser um país extenso é regionalmente diferenciado por suas culturas e tradições de cada lugar. De repente o que falta em Minas Gerais não é o problema do Rio Grande do Sul e por aí vai, porque são realidades diferentes. A forma de se vestir, de falar, tudo muda de acordo com a região do Brasil. Segundo a cantora Lauriete ela enxerga dessa forma. “Cada denominação tem sua maneira de trabalhar e isso precisa ser levado em conta. Cada líder precisa enxergar a realidade de sua igreja e tentar supri-la. As igrejas precisam ter trabalhos voltados pra cada faixa etária. A igreja é reflexo de sua liderança.” Essa mesma opinião é compartilhada pelo Pr. Wemerson Santos da Igreja Batista Jardim Alice em Governador Valadares. A igreja precisa se preocupar em atender os anseios principalmente dos jovens. Hoje em dia cada vez mais os eventos seculares atraem a juventude, e os jovens que estão na igreja acabam sendo “tentados” em dar certas fugidas a esses eventos. Muitos deles vão e não retornam mais, por isso a igreja precisa de estratégias não pra segurar os jovens, mas de firmá-los e consolidá-los mais na igreja, mostrando que tudo que tem na igreja é bem melhor do que fora dela.
O trabalho com a juventude é um caso bem a parte mesmo. Existem hoje ministérios voltados para atingir qualquer tipo de jovem e aonde quer que ele esteja. Em Coronel Fabriciano/MG através do Ministério Só Por Ti Jesus é desenvolvido esse trabalho para jovens não conversos tido como rebeldes por ouvirem e se vestirem de forma mais ousada. Na opinião do líder do ministério, Primo a igreja precisa ir até essas pessoas, porque dificilmente elas entrarão na igreja de maneira formal. O tipo de mensagem que elas precisam ouvir é da forma que eles entendem e a igreja não tem enxergado essas pessoas e quando surge um ministério como o nosso somos taxados de tantas coisas que nem gostamos de ouvir. Nesta mesma linha o pessoal da Tribo do Funk de Brasília/DF que são pioneiros no estilo gospel no Brasil concorda que a igreja precisa ir até essas pessoas. Renzo é diácono de sua igreja na capital federal e faz parte do grupo e afirmou que quando vão se apresentar os curiosos se aproxima pra ouvir esse som que não é normal dentro das igrejas. “O mundo deturpou o funk levando muita gente pra prostituição e a igreja no geral não concorda muito com esse tipo de som. Mas Deus tem nos usado pra ganhar muita gente pra Cristo e levar alegria pra todos que curtem a Tribo do Funk.” completou Renzo.
Uma das questões levantadas pelo diretor da Gravadora Praise Records de Vila Velha/ES, Reginaldo Almeida é da igreja se preocupar também com a recuperação de homossexuais: “Eu não vejo e não tenho visto especificamente nenhuma igreja que trabalha nesse nível”. Segundo ele os líderes precisam encarar este problema mais de frente e não fugir do assunto como em sua opinião preferem o fazer. “Acho que precisa haver descontentamento por parte da liderança para que tenha um trabalho especifico para recuperar o alcoólatra, para recuperar o viciado em drogas, eu acho que precisa tratar esse tipo de gente, tratar as pessoas que nós amamos, que nós consideramos só não concordamos com o seu comportamento” completou Reginaldo Almeida. Em sua análise a igreja pode até estar preparada pra receber essas pessoas, mas não está exercitando de maneira correta e hábil e isso tem dificultado a permanência e libertação dessas pessoas. “Sinto falta disso na Igreja”, finalizou.

SAÍDAS E SOLUÇÕES
Cliente bem tratado sempre volta, diz a máxima comercial, na igreja isso não é muito diferente. Tratamento fala de amor; as pessoas precisam se sentirem amadas, necessitam de pastoreamento, pois do jeito que o mundo está aí, existe uma crise de doenças espirituais que atingem as ovelhas do rebanho do Senhor e nesse caso quem entra em cena é o pastor. Pastores precisam hoje ser mais pastor de igreja e não se preocuparem com outras atividades que o tirem do seu convívio maior que é estar na sua igreja. Quando um pastor está perto da ovelha, lobo não chega perto. Em nossos dias vemos pastores que ocupam tantas atividades extras, ocupam tantos cargos que não tem tempo pra pastorear suas ovelhas. Será que Deus chamou pastores para serem executivos ou para serem simplesmente pastores de ovelhas? Cada um precisa entender seu chamado.
Mudar de igreja não resolve, hoje estou na igreja A, amanhã estou na igreja B, sempre procurando uma igreja ideal pra mim, nunca irá encontrar e por fim o final será um crente sem igreja. Não existe igreja perfeita, sempre uma terá a área que você sentirá falta na sua ou que na sua tem e na outra não.  E outra, toda igreja passa por problemas porque quem supervisiona ou preside são seres humanos falíveis. O insatisfeito sempre mudará de igreja e estará comprometendo seu desenvolvimento espiritual. Se você gosta de barulho vá pra igreja que tenha barulho, se você é mais conservador esteja em uma igreja conservadora, se gosta de igreja que trabalha com pequenos grupos esteja nela. Não é bom estar numa igreja sendo membro dela, mas sempre dando umas fugidinhas pro modelo que você sempre sonhou em estar, isso comprometerá o desenvolvimento espiritual doutrinário.
Encerro a matéria com um texto lindo do Apóstolo Paulo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” – I Coríntios 15:58

Por  Pr. Fabiano Alves

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...