23 novembro 2012

Sansão - Um homem de grande força enorme fraqueza


A Bíblia nunca nos diz que Sansão se parecia com algum lutador de luta livre musculoso; é mais provável que ele tivesse uma constituição física bem mais modesta. Sua força era um segredo até que o Espírito do Senhor manifestou-se em Sansão (cf Jz 14.6). A força sobrehumana de Sansão vinha de Deus. Por quatro vezes, o Espírito Santo apossou-se de Sansão. Sem pegar em armas, ele rasgou as mandíbulas de um leão. Sansão matou mil homens com a queixada de um jumento (Jz 15.14-16). E soltou trezentas raposas pegando fogo pelos campos dos filisteus para destruir a colheita deles (Jz 15.3-5).

Sansão, cujos músculos lhe permitiram tantos feitos, em termos morais tinha muitos defeitos, principalmente devido a sua grande fraqueza em relação as mulheres. Ele se casou com a primeira mulher por quem se apaixonou, apesar de ela ser filistéia (Jz 14.3). Na festa de despedida de solteiro, Sansão desafiou os amigos da noiva com um enigma (Jz 14.8-15). Era algo tão provocador que a esposa dele, sob pressão, ficou implorando até que ele lhe desse a solução para charada (Jz 14.7). Quando ela revelou a resposta aos amigos, Sansão pagou a aposta, entregando-lhes as roupas de trinta filisteus que havia matado (Jz 14.9). Em seguida, ele voltou para viver com a mãe e o pai.

Depois foi a vez de uma garota de Gaza conquistar o coração daquele homem tão forte. Ao passar a noite com ela, Sansão descobriu que estava preso do lado de dentro dos portões da cidade, graças ao povo da cidade. Por isso, arrancou os portões e os atirou a cerca de 65 quilômetros de distância (Jz 16.3). Adeus, garota de Gaza.

Dalila foi mais do que uma simples aventura de uma noite para Sansão (Jz 16.4-20). Seu charme, porém, era fatal. Ela seduziu Sansão até ele revelar o segredo de sua força. Ele deixou uma mulher lhe cortar o cabelo, e foi o que ela fez. O colosso humano fora reduzido a uma simples aberração sem seu cabelo, seus olhos, sua força e sua dignidade.

Por graça divina, Deus transformou aquela tragédia toda em triunfo. Preso aos postes dos templo filisteu, Sansão derrubou o prédio sem lançar mão de armas. As colunas centrais do templo desmoronaram, esmagando milhares de filisteus. Como afirma Jz 16.30, "Sansão matou mais homens do que em toda sua vida".

Tal como Sansão, devemos submeter a dádiva divina do sexo ao Espírito Santo de Deus. Se não procedermos assim, alguns minutos de divertimento podem comprometer o potencial de uma vida inteira.

Bíblia do Homem


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...