09 novembro 2012

Paulo - Um homem que ousou proclamar o evangelho



Saulo o jovem fariseu que tomou conta dos mantos dos homens que apedrejaram Estevão, ficou ensandecido depois daquele episodio. Respirando "ameaças de morte" (At 9.1), Sulo perseguiu os cristãos , arrastando-os a cadeia. Ele também orientou que todas sinagogas em Damasco mandassem prender  "todos os homens ou mulheres que pertencessem o caminho" (At 9.2).

entretanto, a fúria de Saulo foi frustrada na estrada a rumo a Damasco, quando ele foi jogado ao chão por uma luz ofuscante e uma voz muito poderosa, que disse: " Saulo, Saulo, por que me persegues?" Quando Saulo percebeu quem estava falando, sua vida mudou por completo. O arqui-inimigo do cristianismo tornou um de seus protagonista. E o fariseu convertido, que cidadão romano em Tarso, mas fora educado em Jerusalém pelo grande mestre judeu Gamaliel, foi usado por Deus para levar boas novas aos gentios.

Contudo, Paulo (o nome que Saulo assumiu depois de se torna um cristão) precisava a aprender a respeito da nova fé. Assim, cegado por Jesus, a luz do mundo, Paulo foi levado a damasco. Lá, Ananias restaurou sua visão. Poucos dias depois de sua recuperação, Paulo começou a pregar em sinagogas locais a respeito de Jesus, dizendo "que Jesus e filho de Deus" (At 9.20).

Paulo quase foi morto por causa disso. Ele fugiu de Damasco, mas os cristãos em Jerusalém pensavam que Saulo estava simulando sua conversão. Isso levou Barnabé e os apóstolos  a tentar convencer os outros da autenticidade da fé proclamada pelo o homem que antes perseguia os cristãos. Sua pregação, porém, provocou tantos problemas que a igreja o enviou de volta a Tarso. Em algum momento no meio disso tudo, Saulo passou três anos na Arabia (Gl 1.17), talvez para um período de doutrinação e reflexão antes de assumir a liderança dentro da igreja. 

Doze anos depois de sua conversão, Saulo foi escolhido com Barnabé para liderar o primeiro esforço missionário focado nos gentios de outros países (At 13.1-3). Ao longo dos dez anos seguintes, Paulo viajou por milhares de quilômetros, convencendo as pessoas a respeito da legitimidade da f´e cristã, organizando os grupos de convertidos em igrejas e estimulando o crescimento espiritual dessas pessoas.

Paulo arriscou tudo quanto tinha - a reputação, a saúde e a própria vida - para pregar o evangelho de cristo, pois, como ele mesmo disse, "considero tudo como perda, comparando com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor" (Fp 3.8).

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...