25 julho 2012

‘Batman’ e ‘Diablo 3′ produzem efeitos nocivos nos jovens


A semana foi marcada por morte e massacre ao redor do mundo. Porém, dois casos chamam a atenção pois envolvem a vida e a participação de jovens. O mais recente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (20), nos EUA, em que um homem realizou disparos dentro de um cinema, durante a estreia do filme ‘Batman – o cavaleiro das trevas ressurge’, mantando várias pessoas. O outro ocorreu em Taiwan, onde um adolescente foi encontrado morto após jogar por 40 horas seguidas o game Diablo 3.

Massacre no cinema

Últimas informações afirmam que chega a 12 o número de mortos no ataque de um atirador mascarado a uma sala de cinema lotada em um subúrbio da cidade de Denver, no estado do Colorado (EUA), nesta sexta-feira (20). O fato ocorreu durante a estreia do novo filme do Batman (“Batman – o cavaleiro das trevas ressurge”). Cerca de 40 pessoas ficaram feridas, segundo o porta-voz Frank Fania.

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas no ataque ao cinema

O atirador, que usava uma máscara de gás, abriu fogo dentro de um cinema em um shopping center no subúrbio de Aurora, durante a sessão da meia-noite, segundo o chefe de polícia da cidade, Dan Oates. Antes de se posicionar em frente à tela e atirar, ele teria detonado uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça.

“Eles (o público) escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo”, explicou o policial. A situação foi de pânico e caos.

O suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema e a polícia descartou a participação de outra pessoa no crime. Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.

O porta-voz Fania disse à TV CNN que o suspeito tem cerca de 20 anos, utilizava um colete à prova de balas e estava armado com um rifle e duas pistolas, além de uma faca, acrescentando que lançou algum tipo de dispositivo de fumaça para semear o pânico. Outra pistola foi achada dentro do cinema.

Oates disse que o suspeito afirmou ter explosivos em sua casa. O prédio onde ele vive foi esvaziado e estava sendo revistado.

Tiroteio e confusão

O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

A CNN citou uma testemunha dizendo que havia visto um “homem subindo vagarosamente as escadas e atirando, escolhendo pessoas aleatórias”.

As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e gritavam “abaixem-se”, afirmou outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo jornal local Denver Post.

Adolescente morre após jogar ‘Diablo 3′ por 40 horas seguidas


Um adolescente de Taiwan morreu após passar 40 horas jogando o videogame Diablo 3. A notícia foi confirmada pelo jornal Taiwanese United Daily News nesta quarta-feira (18). Chuang, de 18 anos, alugou uma sala particular de um cyber café de Tainan, cidade no sul da ilha, ao meio-dia da última sexta-feira (13).
Ele jogou por quase dois dias sem comer nada. No último domingo (15), um funcionário do cyber café entrou na sala e encontrou o jovem dormindo. Ao ser acordado, ele desmaiou e foi levado para um hospital da região, onde não resistiu e morreu.

A produtora responsável pelo jogo lamentou a morte de Chuang em comunicado divulgado à imprensa. “Ficamos tristes ao ouvir esta notícia, e nossos pensamentos estão com a sua família e amigos neste momento difícil. Sentimos que seria inapropriado comentar além disto, sem saber de todas as circunstâncias envolvidas. Ao mesmo tempo em que reconhecemos que cabe a cada indivíduo, ou seus pais ou guardiões, determinar seus hábitos de jogo, sentimos que moderação é claramente importante. E que o cotidiano de uma pessoa deve prevalecer sobre qualquer forma de entretenimento”.

Informações sobre o jogo

O videogame Diablo 3 foi lançado no dia 15 de maio 2012, sob o tema “O mal está de volta”, sendo um dos jogos mais esperados ‘de todos os tempos’. Na ocasião, tomou conta dos “trending topics” (TT) do Twitter ao redor do mundo e virou tema de uma série de posts. Até ficar pronto o game ficou doze anos em produção.

Segundo especialistas, é um jogo de ação, com perspectiva isométrica e gráficos estilizados. Ele reproduz uma guerra perpétua entre o Céu e o Inferno, com cinco classes de personagens (bárbaro, arcanista, feiticeiro, monge e caçador de demônios), além de mapas e missões aleatórias. São cinco anjos, contra três “prime evils” e quatro “lesser evils”. Os três “prime evils” são Diablo, Baal e Mephisto. Já os “lesser” são Andariel, Duriel, Asmodan e Bilail. Os anjos são Tyrael, Auriel, Imperius, Iterael e Malthael. E cada um tem seu exército. (Clique aqui e veja o vídeo sobre o game)

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que isso não tem nada haver com a parte espiritual, no caso do Batman era uma pessoa que já tinha problemas psicologicos.
No caso do Diablo III foi um excesso, ao vicio de jogo que a pessoa tinha, este não é o primeiro caso que acontece, justamente porque nós países asíaticos tem muitos jogadores que passam horas, ate como fins comerciais pois eles jogam e depois vendem itens do jogo.
Isso aconteceu com Diablo mas poderia ter acontecido com qualquer outro jogo.
Espiritualizar tudo não faz sentido algum.

Hendrick Damaceno disse...

Creio eu que esse post não foi levado para o lado espiritual, mas sim que os jovens estão se deixando levar pelos fatos ocorridos em filmes e games, e outra, não sabemos o que há por traz disso, da mesma forma que talvez não exista algo espiritual, talvez possa existir, mas o que foi tratado aqui foi o que ocorreu por causa do filme e do game, e não o que está por traz para que isso ocorresse.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...