29 fevereiro 2012

A História de um Rei

Leitura Bíblica - Rei Davi


Citação do Dia : "Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares." Salmos 51:4








Referências : Salmo 51, 2 Samuel 11 e 2 Samuel 12

A história do rei Davi é tão bela e ao mesmo tempo tão horripilante.  Como  um homem que sempre amou a Deus, fez Sua vontade e buscou servi-Lo pôde cobiçar, Trair, mentir e matar? Como um rei sábio manda matar seu comandante? Como? 
Cara, como tudo na vida, sempre se tem um primeiro passo e com Davi não foi diferente :   
(vamos usar 2 Samuel 11)

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém." (v.1)

1º Passo : Davi deveria estar na Guerra, era seu dever como rei defender o seu povo, mas ele não foi,  ele escolheu  ficar em casa.


E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?(v2,3)

2º : Davi olhou ( Se ele estivesse na guerra que era o seu dever , creio eu que não veria) , não guardou seus olhos ( Pv 4:21-22) e os olhos do homem nunca se satisfazem (Pv 27:20),  por consequência disso nem seu pensamento. Davi ao invés de sair e esquecer aquilo, procurou saber quem era ela despertando ainda mais o seu desejo. E quando eu pensei que ele iria desistir por ver que ela era casada, “não ela é casada, não vou insistir”... cara ele só aprontou mais!!!

“Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. “

Mas Davi não se contentou em apenas ver e saber quem é, ele teve que se deitar com ela ...tudo bem o “culpado” não foi apenas Davi... me responda porque ela tomava banho no rio ? Nua ?Tudo bem que os homens estavam na guerra, porém não justifica. Só que uma coisa que ele não contava era o fato de que ela ficaria GRÁVIDA!! Sim, e agora ? O que fazer ? Ao invés de assumir o erro, Davi errou mais ainda, mandou chamar Urias :
Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi (v.6)  
Sabe essa é uma das piores partes : Urias era um comandante, Davi tentou enganá-lo e mandou ele ir para sua casa, mas Urias não vai :

E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. (v.11)

Cara isso me corta o coração, Urias era fiel ao seu rei e o que esse rei lhe deu em troca ?
Eu pensei que em Urias demonstrar sua fidelidade ao rei, Davi iria se arrepender, mas não ...     

E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. (v.14-15)

Quando um pastor da minha congregação ministrava sobre Davi, ele disse algo que chamou minha atenção a respeito dessa passagem acima: Ele falou que Urias era comandante, conhecia sobre a guerra e sabia que aonde ele foi colocado era o lugar mais perigoso .. ai o pastor solta a seguinte frase " Penso em Urias nessa hora , deve ter se passado na cabeça dele ' cara , de hoje eu não passo'. " Realmente Urias foi fiel ate a morte, não abanonou o rei. Davi tomou Bate-seba como esposa, isso não agradou a Deus (v.27)
 

Deus enviou Natã a Davi e contou uma história ( 2Sm 12:1-4)... Agora veja a reação de Davi


Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. ( v.5-6)
     
Natã explicou a Davi que ele era esse homem ... e olha o que Deus diz a Davi :


Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;


E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.


Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. (v. 7-9)
Davi tinha tudo o que queria, e se necessário Deus daria mais ... então porque Davi fez tais coisas ?

Você quer saber ? Continua no próximo post (01/03/2012) =]

Com Carinho,
Rachel Cristina (@onlyqueel)
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Salmos 51:4

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...