27 janeiro 2012

Iluminando as Trevas ou Apagando a Luz


Os jovens cristãos são constantemente seduzidos pelo fascínio do mundo, pelos os desejos da carne e pelas ofertas tentadoras do maligno. Precisam de coragem para entrar no contexto e fazer diferença. O grande desafio desta serie de lições é ser a luz do mundo, sem deixar que as trevas ofusquem o nosso brilho.

Deus é luz: "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 Jo 1:5). A bíblia usa o simbolismo da luz para descrever a glória, a pureza, a santidade e a integridade absoluta de Deus e de Seu filho Jesus Cristo. A luz não apenas nos revela quem é Deus, mas ilumina o entendimento de todos que se aproximam dele.

A luz tem essa característica: ilumina tudo e nos permite ver como as coisa, de fato, são. Por isso, quem anda na luz dificilmente tropeça ou se perde, mas quem anda em trevas (longe de Deus) raramente percebe os perigos do caminho que escolheu trilhar.

Aqueles que andam na luz divina estão sempre em destaque, pois sabem por onde andam e não têm nada a esconder - "Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus" (Jo 3:21). Quem anda no escuro tenta esconder seus defeitos, mas vive tropeçando, caindo e se machucando.

Não há coisa alguma que possa ser escondida de Deus. Nem mesmo as mais densas trevas podem ocultar algo de Seus olhos. "Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido" (Lc 12:2). além disso, Deus quer Se revelar plenamente aos homens, para que o vejam o conheçam: "dar-lhe-ei coração para que me conheçam que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração" (Jr 24:7).

Se você anda na luz, deve revelar essa luz aos outros. "assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu" (Mt 5:16).

A luz ilumina as trevas, mas as trevas não têm forças contra a luz (Jo 1:5). A mesma verdade vale para nós, os "filhos da luz"- trevas e luz não se misturam, por isso: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que a sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão da luz com as trevas?" (2Co 6:14).

Estar em trevas é estar perdido, estar perdido é estar sem direção na vida, sem perspectiva. È estar exposto aos perigos de uma vida sem Deus. O mundo está em trevas e muitos estão em busca de uma luz para os guiar, só que procuram em lugares errados. Deixe que eles vejam a luz da verdade em você!

Deus enviou Seu filho ao mundo para iluminar o coração dos homens, Jesus nos convoca a absorvermos Sua luz, a andarmos nela, irradiando-a para que os que cruzarem o nosso caminho sejam atraídos e iluminados.
Estar em trevas é estar sem esperança, sem a luz de Cristo, o ser humano não pode produzir frutos do espírito. que esperança pode haver para quem anda nas trevas?

Não dá para viver com um pé no mundo e outro na igreja; ou você está no caminho certo ou você está perdido. Na parábola do semeador, a semente que caiu entre espinhos simboliza aquele que recebe a luz, mas continua se alimentando do desejo pelas ofertas das trevas. Cedo ou tarde, sua vida se apagará completamente.

"Andar na luz" descreve sinceridade total; descreve a autenticidade de uma só cara e um só carácter. andar na luz é não ter nada a esconder, nada de que se envergonhar. "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado" (1Jo 1:7).

Andar na luz tem a ver com o comportamento, as amizades, as brincadeiras, as conversas e com tudo mais que possa ser visto com bons olhos por aqueles que nos cercam.
Quando perdemos as perspectivas bíblicas do que significam luz e trevas, nossas ações não refletem com a mesma intensidade a luz de Cristo. A primeira coisa que devemos fazer então é nos reconciliar com Deus, e assim buscar no Espírito Santo força para viver uma vida de consagração e Luz.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...