28 fevereiro 2013

O que eu devo fazer para ser um pescador de homens?


Jesus disse aos seus discípulos: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4.19). A implicação é que se realmente estamos seguindo, estaremos pescando homens. As últimas palavras de Jesus foram “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…” (Mateus 28.19). Os cristãos no Novo Testamento foram a todos os lugares, pregando a Palavra (Atos 8.4).

Como, então, você e eu podemos ser testemunhas efetivas para Ele?

1. Peça a Deus que te dê responsabilidade evangelística pelos outros. Peça a Ele que te ajude a ver o mundo como Ele vê e para colocar no seu coração várias pessoas por quem você pode orar fervorosamente. Então, ore por esses nomes todos os dias. Tenha uma pequena lista de orações e ore por uma oportunidade de alcançar essas almas para Cristo. Uma música antiga dizia “Senhor, derrame no meu coração alguma alma e ame essa alma através de mim; / E que eu possa humildemente fazer a minha parte para levar aquela alma ao Senhor”.

2. Viva uma vida cristã consistente diante dessas pessoas. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo… Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.14-16). Nós devemos viver vidas obedientes de integridade e fé autêntica. Nós devemos amar quando os outros odeiam e perdoar quando os outros nutrem ressentimentos. Nós devemos permanecer confiantes quando os outros entram em pânico e ser honestos quando todos ao nosso redor estão fraudando. Não que nós vamos ser perfeitos – somente Cristo não pecou. No entanto, devemos ter uma vida cristã crescente e madura que outros reconheçam e respeitem.

3. Construa pontes que alcance os outros. Quando o Senhor te mostrar aqueles que precisam de Cristo, procure construir um relacionamento com eles. Lembra como Jesus foi para a casa de Zaqueu, onde muitos pecadores tinham se reunido? Enquanto devemos ser cuidados para não nos colocarmos num ambiente no qual seremos puxados para baixo, devemos ser igualmente cuidadosos em cultivar amizades com aqueles que precisam de Cristo. Talvez Cristo tenha te colocado em sua escola ou seu ambiente de serviço especificamente apenas para aproximar-se daqueles que ninguém mais pôde.

4. Aprenda o Evangelho. Memorize os seguintes versículos e medite sobre eles, praticando-os: Romanos 3.23, 6.23, 5.8, 10.9, 10.10, 10.13; 1 João 5.1, 5.3.

5. Observe aberturas para compartilhar uma palavra por Cristo. Pedro disse: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. (1 Pedro 3.15).

6. Se a oportunidade certa não vier naturalmente, crie uma. Algumas vezes, nós esperamos muito procurando pelo momento certo para convidar alguém à igreja ou para compartilhar a mensagem do Evangelho. Frequentemente chega um ponto no qual precisamos, em oração, introduzir o assunto e fazer o nosso melhor para chamar a atenção de alguém para a necessidade de Cristo.

Nota do editor: Mike Riccardi tem um ótimo texto sobre “puxar assunto” e evangelização

7. Deixe os resultados com Deus. Nós somos responsáveis por compartilhar o Evangelho, mas somente Deus pode converter a alma. Tendo feito o seu melhor, deixe que Ele faça o resto. E se você sentir que fracassou no seu trabalho, lembre-se de Edward Kimball. Ele estava determinado em levar sua classe de Escola Dominical para Cristo, incluindo um adolescente chamado Dwight Moody que tendia a dormir nos domingos. Com seu coração forte, Kimball entrou na loja onde o jovem trabalhava. “Eu coloquei minha mão em seus ombros e, conforme eu me inclinei, eu coloquei meu pé numa caixa de sapato. Eu o convidei a ir a Cristo”. Não parecia ter ido bem e Kimball saiu pensando que ele tinha fracassado em seu trabalho. Moody, no entanto, saiu da loja naquele dia uma nova pessoa e eventualmente se tornou o evangelista mais proeminente na América durante a sua geração.

Não subestime como Deus pode usá-lo. Siga a Cristo e Ele o fará um pescador de homens.

por David Jeremiah
Traduzido por Natália Moreira 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...