03 janeiro 2013

Pequenas mudanças com grandes resultados para o novo ano


Há alguma coisa sobre estabelecer objetivos que me deixa empolgado e animado. Talvez seja a expectativa de fazer algo incrível no próximo ano, como correr numa maratona, ler a Bíblia inteira ou finalmente escrever aquele livro em que tenho pensado. Ou talvez seja a expectativa de finalmente chutar aqueles maus hábitos que tenho como acordar muito tarde ou comer  regularmente coisas que provavelmente encurtarão minha vida em longo prazo. Eu gosto de estabelecer grandes objetivos que irão me desafiar.

No entanto, nos últimos anos comecei a notar algo sobre mim mesmo: pequenos objetivos combinados com fidelidade produzem os maiores resultados.

Um exemplo: eu não acho que um dia correrei numa maratona. Eu gostaria, mas tenho um joelho ruim e não tenho o tempo requerido para treinar para uma maratona. No entanto, com a ajuda de Deus, eu posso disciplinar-me para correr por 20-25 minutos algumas vezes por semana. Outro exemplo: eu tenho dificuldade em ler a Bíblia inteira em um ano. Já li, mas isso particularmente não funciona bem para mim e minha personalidade. No entanto, consigo ler a Bíblia e orar por 35-45 minutos na maioria dos dias antes de o meu dia começar. Um último exemplo: eu não tenho horas e horas para gastar trabalhando em um livro, música ou qualquer outro projeto criativo. No entanto, eu consigo encontrar 20-30 minutos algumas vezes por semana.

Eu comecei a perceber que procurar ser fiel nessas pequenas áreas tem resultados maravilhosos em longo prazo. Quanto mais eu corro, melhor me sinto. Quanto mais consistentemente leio minha Bíblia, mais eu cresço em minha caminhada com Deus. Quanto mais eu trabalho a escrita, melhor me torno. Tenho duas crianças pequenas, uma a caminho e sou pastor em uma igreja. Eu não tenho grandes quantias de tempo para dedicar às coisas. Porém, posso ser fiel e Deus honra fidelidade, até mesmo em coisas pequenas.

Em Lucas 16.10, Jesus disse:

Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.

Provérbios 13.4 diz:

A alma do preguiçoso deseja e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.

Repetidamente a Escritura enfatiza o valor da diligência. Deus recompensa a diligência, a fidelidade e o trabalho duro. Nós provavelmente não veremos os resultados imediatamente, mas ao longo do tempo veremos. É como construir uma casa. Quando você coloca os primeiros tijolos, não parece nada com uma casa. Porém, conforme você lentamente e metodicamente trabalha em direção ao seu objetivo, as coisas começam a tomar forma.

Então, permita-me indicar a você alguns passos a serem dados:

1-  Determine um ou dois pequenos objetivos que, se você fizesse-os regularmente, faria uma grande diferença.

2-  Confie esses objetivos ao Senhor. Ore a respeito deles e peça a Deus que o ajuda a ser fiel e a fazer essas coisas para a glória de Deus e não para a sua própria glória.

3-  Permita que outra pessoa saiba sobre seus objetivos. É útil ter outra pessoa te apoiando, orando por você e talvez até mesmo perseguindo os objetivos com você. Se você é casado, deixe seu cônjuge saber. Se você não é casado, deixe um amigo próximo saber.

4-  Tente encontrar um horário regular para trabalhar nos seus objetivos. Talvez seja a primeira coisa a se fazer na manhã, talvez seja exatamente antes de ir para a cama, talvez seja no seu horário de almoço. Tenha um horário definido e cumpra-o.

5-  Se você tiver um dia, uma semana ou um mês ruim, não se recrimine. Deleite-se no evangelho, deleite-se no perdão gratuito que temos em Cristo e, então, levante-se e comece a mexer-se novamente.

6-  Agradeça a Deus pelos pequenos sucessos.

Ok, agora é a sua vez. Quais pequenos objetivos você perseguirá este ano?

Por Stephen Altrogge

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...