02 novembro 2012

Neemias - Um Homem de liderança visionária


Neemias era copeiro do rei da Pérsia - experimentava todas as bebidas do monarca e, se alguma estivesse envenenada, ele morreria no lugar do rei (Ne 1.11). Neemias manteve contato com algumas pessoas de seu povo que haviam voltado a Jerusalém. O que ele aprendeu sobre o difícil processo de restauração o fez sentir-se tão mal que começou a chorar. O rei perguntou-lhe o que estava errado. "Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só pode ser do coração!" (Ne 2.2).

Neemias explicou o que estava acontecendo, e o rei não apenas quis saber como poderia ajudar, como também concordou com o pedido de Neemias, que desejava viajar até Judá para ajudar seu povo a reconstruir Jerusalém. Foi nesse momento que as habilidades administrativas de Neemias realmente se sobressaíram. Ele avisou ao rei quando partiria e, em seguida, pediu cartas endereçadas aos oficiais ao longo da jornada, garantindo passagem a salvo. Ele também conseguiu uma requisição de madeiras para a reconstrução do templo.

Depois de chegar a Jerusalém, Neemias passou  uma noite analisando o trabalho que vinha sendo feito até então (Ne 2.11-16). Em seguida, encontrou-se com os oficiais da cidade para discutir como todos poderiam trabalhar juntos para reconstruí-la. Depois foram trabalhar.

Os problemas logo vieram à tona. Três homens começaram a questionar o projeto. "O que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei?", perguntaram (Ne 2.19). Aqueles encrenqueiros planejaram e colocaram em prática táticas de agressão (Ne 4.8), de intimidação (Ne 4.11; 6.19), falsa cooperação (Ne 6.1-2), boicote (Ne 6.5-7), acusações falsas (Ne 6.8) e até suborno (Ne 6.12-13). Mas Neemias e seu grupo inseparável mostraram que ninguém seria capaz de detê-los.

Neemias ganhou o respeito de seu povo durante os doze anos nos quais foi governador. Ele corrigiu injustiças praticadas contra pessoas que haviam perdido dinheiro e propriedades (Ne 5.1-12) e ainda providenciou o sustento dos levitas (Ne 13.1-31). Os muros em torno de Jerusalém foram reconstruídos e consagrados a Deus. Os sacrifícios e o louvor no templo foram restaurados. As reformas tão necessárias foram realizadas, como a exigência de que aqueles que haviam se casado fora da fé judaica jurassem jamais permitir que seus filhos desposassem mulheres pagãs. "Não foi por causa de casamentos como esses que Salomão, rei de Israel, pecou?" (Ne 13.26).

Neemias era um líder visionário cujo coração permaneceu firme em Deus. As duas coisas que eram necessárias para restabelecer o povo de Deus na Terra Prometida.

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...