16 novembro 2012

Filipe - Um Homem que ultrapassou as barreiras raciais


Assim como Estêvão, Felipe foi escolhido para fazer o trabalho de distribuição de alimentos às viúvas, necessitadas. E tal como outros cristãos, ele teve de fugir de Jerusalém em virtude da perseguição brutal que se seguiu à morte de Estevão. No entanto, Filipe não podia deixar de testemunhar a respeito de seu Salvador. Ele rompeu barreiras raciais, étnicas, geográficas e de gênero para alcançar esse objetivo.

Filipe começou em Samaria. Embora os samaritanos e os judeus aparentemente cressem no mesmo Deus, os judeus consideravam os samaritanos estrangeiros e os impediam de adorar no Templo. A maioria dos judeus não passava por dentro do território de Samaria e se recusava a falar com um samaritano.

Mesmo assim, Filipe foi a Samaria para falar às pessoas a respeito do Messias. E os samaritanos se reuniam em multidões para ouvi-lo, principalmente por causa dos milagres que ele realizava, como expulsar espírtos malignos e curar os aleijados. Ele também atraiu a atenção de Simão, um feiticeiro a quem os samaritanos chamavam "Grande Poder", mas que agora era deixado de lado por causa de Filipe. Assim como muitos outros, o mago "creu e foi batizado" (At 8-13).

De Samaria, Filipe partiu para o sul em direção a Jerusalém, onde encontrou um homem que havia viajado quase 500 Km para adorar naquela cidade. Não sabemos como os judeus de Jerusalém trataram aquele eunuco da Etiópia, mas Filipe não o desprezou. Quando o etíope pediu ajuda para compreender uma passagem no livro de Isaías, Filipe subiu na carruagem e começou a explicar como o "cordeiro [...] levado para o matadouro" era Jesus Cristo. O eunuco pediu para ser batizado, e Filipe atendeu. Assim, o encontro entre um judeu que falava grego e um africano de educação refinada se tornou a cabeça-de-ponte do evangelho na África.

Depois do encontro com o eunuco etíope, Filipe foi para o norte, onde continuou a ensinar até chegar a Cesareia. É ali que o encontramos quinze anos depois, quando Paulo e outros se hospedaram na casa dele. Naquela época, "Filipe, o evangelista [...] tinha quatro filhas virgens, que profetizavam" (At 21.8-9), presumivelmente seguindo os passos de profetisas como Débora (Jz 4.4-5) e Hulda (2Rs 22.14).

Nenhum tipo de barreira conseguiria dissuadir Filipe, o evangelista. Ele rompeu todas elas para obedecer à ordem de Cristo: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações..." (Mt 28-19).

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...