30 novembro 2012

André - Um homem que atraía as pessoas




André permaneceu nas sombras, ofuscado pela imagem de seu irmão mais expansivo, Pedro. Ele chegou ao ponto de ser rotulado como o "irmão de Simão Pedro" (Jo 1.40). Mesmo assim, André tinha a habilidade de trabalhar nos bastidores para atrair as pessoas.

André era muito bom nesse negócio de descobrir pessoas. A primeira coisa que ele fez depois de tocar o discipulado de João Batista pelo do "Cordeiro de Deus" foi procurar o irmão para lhe contar: "Achamos o Messias" (Jo 1.41). André providenciou a ponte que levaria a Cristo seu irmão mais falante, que o ofuscaria dali pra frente.

André também era um bom seguidor de Cristo. Em Marcos 1.16, Jesus pediu a ele e a Pedro que o seguissem. Aquilo significava que teriam de deixar de trabalhar de pescadores comerciais para começar a aprender a viver como pescadores de pessoas. Nenhum dos dois hesitou. Como está escrito em Marcos 1.18, "no mesmo instante eles deixaramas suas redes e o seguiram".

André, que tinha o dom de atrair as pessoas, também era habilidoso em providenciar os recursos de que seu Mestre necessitava. Quando Jesus perguntou como os discípulos poderiam alimentar uma enorme multidão que se reunia para ouvir seus ensinamentos, André, o "irmão de Simão Pedro", tomou a palavra: "Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos..." (Jo 6.8-9).

Jesus mandou que todas as pessoas se sentassem. Em seguida, agradeceu a Deus e começou a passar o alimento. Havia peixes e pães suficientes para satisfazer a fome da multidão e, ainda sobrou tanta coisa que foram necessários doze cestos para guardar. Pelo fato de André ter indicado que estava à disposição de Jesus, o Pão da Vida multiplicou um lanchinho minguado em um banquete para milhares de pessoas (Jo 6.10-13).

André era um homem muito prestativo. Talvez porque Filipe e André tivessem nomes gregos, alguns nativos da Grécia se aproximaram de Filipe e disseram: "Senhor, queremos ver Jesus" (Jo 12.21). Felipe procurou André que, por sua vez, procurou Jesus. A resposta do Mestre foi: "Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará (Jo 12.26).

André era esse tipo de pessoa. Ele passou a levar as pessoas a Cristo desde o momento em que começou a obdecer ao chamado para seguir o Mestre.

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...