19 outubro 2012

Josué - Um homem de coragem sob fogo cruzado


Que batalha você está enfrentando? Um franco-atirador que difama o seu nome no escritório? Uma barricada de lixo televisivo? Os tiros do canhão de seus próprios hormônios?

Josué era um homem com coragem para conquistar, não importava qual fosse a batalha. Durante muitos anos, ele demonstrou sua disposição como um ajudante de campo. Josué prestou toda a assistência a Moisés nas audiências judiciais. Sob a direção mosaica, ele liderou as tropas israelitas na batalha e acabou com os amalequitas (Ex 17.8-13). E serviu como uma espécie de carregador de bagagens quando Moisés subiu ao monte Sinai, onde o Senhor entregou a ele os Dez Mandamentos (24.13;32.17).

Na condição de líder emergente, Josué também foi corajoso. Ele se pronunciou contra a opinião da maioria das forças especiais que receberam a incumbência de espionar a terra de Canaã. Ele e Calebe foram os únicos que tiveram a ousadia (e coragem baseada em fé) de confrontar inimigos gigantescos (Nm 13.6;14.6,30).

Josué também se mostrou corajoso quando assumiu o comando. Depois de quatro décadas vagando pelas areias do deserto, o ajudante de campo de Moisés finalmente foi promovido (Js1.1-11) a comandante-em-chefe das forças de ocupação. Ao sinal de "ordinário, marche," as tropas tiveram de atravessar o rio Jordão pela fé (Js 4.15-24), da mesma maneira que, pela fé, Israel teve de atravessar o mar Vermelho antes (Ex 12.22). As águas do rio foram divididas para permitir que o povo passasse.

Do outro lado do rio, na cidade fortificada de Jericó, Deus deu a Josué uma estratégia estranha (bem parecida com a que Gideão usou em Juízes 7.17-21). Mas o comandante teve a coragem de seguir em torno da cidade (Js 6.12-16). Os muros de Jericó vieram abaixo; os soldados atacaram (Js 6.20). Com Jericó conquistada, uma frente foi estabelecida em Canaã.

A coragem de Josué nunca hesitou. Aos 110 anos de idade, ele confrontou o povo de Israel, desafiando-o a  jogar fora de uma vez os ídolos egípcios aos quais havia se apegado. Também os desafiou a se comprometer em um pacto permanente entre eles e o Senhor (Js 24.1-29). Era a única maneira que ele tinha (como outros homens cristãos) de confrontar os gigantes da vida.

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...