26 outubro 2012

Jó - Um homem sofredor


Jó tinha tudo: uma grande família, muitas posses, o respeito da comunidade e um excelente relacionamento com Deus. No entanto, no espaço de 24 horas, ele perdeu tudo quanto tinha conquistado.

Todos os seus animais foram roubados ou queimados, e os trabalhadores de suas terras foram assassinados. Seus dez filhos morreram em um tornado. O corpo de Jó se abriu a terríveis chagas. Era tanta agonia daquele homem que seus amigos sequer conseguiam reconhecê-lo (Jó 2.12).

Jó não conseguia entender por que Deus havia se voltado contra ele. "Os terrores de Deus me assediam", dizia (Jó 6.4). Sentindo-se abandonado pelo mesmo Deus que lhe dera tudo para depois tirar, Jó desejou nunca ter nascido. "Que esperança posso ter, se já não tenho forças?" (Jó 6.11).

Quando a vida se volta contra nós para nos torturar, talvez haja mais coisas acontecendo do que aquilo que nossos olhos podem ver. Jó nos ensina que a doença, a morte e as perdas materiais podem ter seus motivos em algo que está muito além do conhecimento humano. No caso de Jó, Satanás foi o responsável por seu sofrimento por causa de um desafio proposto a Deus. Com certeza, Jó seguia o Senhor. Com tantas riquezas, por que não deveria segui-lo? Então Satanás disse a Deus: "... estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face" (Jó 1.11). Assim, Deus permitiu que Satanás submetesse Jó a um teste.

A esposa de Jó, que queria ver o fim de todo aquele sofrimento, disse ao marido: "Amaldiçoe a Deus, e morra!" (Jó 2.9). Os amigos de Jó não tiveram um comportamento muito melhor. Os três visitantes seriam de grande ajuda... contanto que mantivessem a boca fechada. Quando começaram a a falar, a única coisa que fizeram foi aumentar o sofrimento de Jó, dizendo coisas como: "Quando os seus filhos pecaram contra ele, ele os castigou pelo que fizeram" (Jó 8.4); e: "Pare de pecar e o mal cessará (cf. Jó 11.14).

Por fim, Jó apelou a Deus, perguntando: "Quantos erros e pecados cometi? [...] Por que escondes o teu rosto e me consideras teu inimigo? (Jó 13.23-24). Em vez de responder, Deus perguntou: "Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?" (Jó 38.2). A avalanche de perguntas a seguir abriram de tal maneira os olhos de Jó para enxergar o extraordinário esplendor de Deus que ele disse: "Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber" (Jó 42.3).

Jó atravessou o fogo do sofrimento, mas não foi consumido (Is 43.2). Como ouro, ele foi refinado.

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...