12 outubro 2012

Calebe - Um homem confiante


Em todo grupo, há sempre um sujeito que se destaca por nadar contra a correnteza. Ele confia em suas opiniões, sejam elas relacionadas á política, à manutenção da casa, a carros ou a esportes.

Calebe era um homem assim. Quando o vemos pela primeira vez na Bíblia, ele e Josué estão prestando um relatório. Eram dois entre doze espiões enviados em uma missão de reconhecimento (cerca de 800 quilômetros, ida e volta) cujo objetivo era analisar o que havia na Terra Prometida e o que seria necessário para conquistá-la. O relatório geral do grupo dizia que a terra era boa, mas que os povos que nela habitavam eram gigantes. A resposta de Calebe, com efeito, foi: "O que são os gigantes descendentes de Enaque em comparação com o Deus Todo-Poderoso?". Dez espiões viram-se como gafanhotos diante de Deus.

Em obediência a Deus, Calebe desafiou a multidão. O que os outros viam com um obstáculo, ele viu como uma oportunidade. "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!" (Nm13.30). O que Calebe estava verbalizando era fruto de sua fé. o que foi lindamente ilustrado pelo grande cacho de frutas que a equipe dos doze espiões trouxera de Canaã (Nm 13.23-24).

Ao contrário de Noé (Gn 9.20-26), Ló (Gn 19.30-38), Gideão (Jz 8.24-27) e Salomão (1Rs 11.1-3), Calebe chegou bem ao fim de seus dias. O que ele era aos quarenta anos, também era aos 85 (Js 14.10): um líder confiante.

Pessoas de confiança geralmente são catalisadoras. Calebe ofereceu a mão de sua filha Acsa em casamento a Otoniel (Js15.15-17), cujo nome fazia parte da lista dos juízes (ou campeões, Jz 3.7-11). Otoniel foi muito influenciado pelo exemplo de Calebe. O mesmo aconteceu com Acsa. Ela herdou os genes espirituais do pai, o que a motivou a assumir responsabilidade ainda maiores (Js 15.17-19). A inquietação é positiva quando nos leva a exercitar a fé e a musculatura espiritual.

Calebe teve coragem necessária para confiar nas promessas de Deus em sua geração (Nm 13.30; 14.5-10). Ele arriscou a própria vida por aquilo que era certo (Nm 14.10). Como tal, ele foi uma das pessoas, entre as  poucas que tinham mais de vinte anos na época do Êxodo, que obteve permissão para entrar na terra de Canaã (Nm 14.28-33). Não poderia haver melhor epitáfio para se gravar na lápide de um homem do que a filosofia da vida de Calebe: "[Ele seguiu] o SENHOR com integridade de coração (Nm 32.12).

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...