21 setembro 2012

Mardoqueu - Um Homem que sabia discipular

"Mardoqueu discipulou uma rainha para salvar seu povo da destruição." 


Mardoqueu, exilado judeu na Pérsia, tinha uma bela prima, Ester, que perdera os pais. Mardoqueu a criou como se fosse a própria filha. Ele também a discipulou para que se tornasse instrumento de salvação para seu povo, que corria o risco de ser aniquilado.

Quando Ester foi selecionada para fazer parte do harém do rei Xerxes, ela seguiu a orientação de Mardoqueu e manteve segredo a respeito de sua nacionalidade (Et 2.10). Mardoqueu tomava conta dela todos os dias. Ele também prestava atenção ao que acontecia com o rei. Quando soube de um plano para assassinar Xerxes, ele contou a Ester, que avisou ao rei (Et 2.21-23).

No entanto, a princípio, Mardoqueu não se deu conta do perigo que representava Hamã, que ocupava "uma posição mais elevada do que a de todos os demais nobres" (Et 3.1). Hamã era amalequita, povo que atacara os israelitas depois da saída do Egito. A recusa de Mardoqueu em se curvar diante de Hamã enfureceu tanto aquele homem que ele elaborou um plano para destruir todos os judeus do império. Depois de dizer a Xerxes que os judeus se recusavam a obedecer as leis do rei. (Et 3.8), Hamã se ofereceu para financiar a matança.

Quando Mardoqueu tomou conhecimento daquele plano, inventou um jeito de chamar a atenção de sua prima e fazer com que ela, agora elavada ao posto de rainha, enviasse uma serva para descobrir o que estava acontecendo de errado. Mardoqueu falou a respeito do decreto de Hamã e orientou a Ester a tomar alguma providência urgente. Ela disse que poderia morrer se comparecesse diante do rei sem ser convidada. mas o tio a fez lembrar do preço do discipulado: "Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" (Et 4.14).

Deus usou Ester para acabar com os planos de Hamã, que ainda teve de passar pela humilhação de colocar vestes reais sobre Mardoqueu, ajudá-lo a montar no cavalo do rei e conduzi-lo pelas ruas da cidade, declarando em voz alta: "Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!" (Et 6.9). Se Hamã preferia morrer a fazer aquilo, seu desejo foi logo atendido quando Ester revelou ao rei os planos para assassiná-la e aniquilar o povo judeu. O rei ficou tão furioso que mandou enforcar Hamã na mesma forca que o traidor havia construído para matar Mardoqueu.

Mardoqueu, alçado à condição de braço direito do rei, elaborou um plano não apenas para salvar os judeus, mas também para ajudá-los a derrotar os inimigos. O homem que em segredo aconselhara uma rainha agora à frente do discipulado de toda uma nação.

Biblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...