28 setembro 2012

João Batista - Um homem que indicou Jesus

"Seu propósito era o de mostrar às pessoas o Cordeiro de Deus." 



Seis meses antes do nascimento de Jesus, João foi milagrosamente concebido por pais muito idosos para preceder a vinda de Cristo e "deixar um povo preparado para o Senhor" (Lc 1.17).

Na primeira vez em que se encontraram, João e Jesus ainda estavam , respectivamente, nos ventres de Isabel e Maria. Antes mesmo de nascer, João se agitou no ventre de sua mãe, Isabel, quando Maria, grávida havia pouco tempo, se aproximou dela.

João passou cerca de trinta anos vagando pelo deserto. Suas roupas de pele de camelo e sua dieta a base de gafanhotos e mel eram muito estranhas, assim como o seu discurso para que as pessoas se arrependessem  de seus pecados "poiso Reino dos céus está próximo" (Mt 3.2). O batismo de João exigia arrependimento, e ele falava da necessidade de transformação pessoal em termos bem explícitos. Ele disse aos coletores de impostos judeus que deveriam parar de cobrar mais do que os romanos exigiam. Mandou os soldados se contentarem com seus salários (Lc 3.12-14). João ainda classificou os líderes religiosos como "raça de víboras" (Mt 3.7), dizendo " Deem fruto que mostre o arrependimento! Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: 'Abraão é nosso Pai'" (Mt 3.8-9).

João foi o porta voz oficial de Jesus, anunciando a chegada do Messias. Embora, a princípio, ele tenha negado a batizar o Filho de Deus, questionando: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?" (Mt 3.14), Jesus pediu que ele fizesse aquilo, pois era uma preparação para seu ministério público.

A vida de João foi encurtada quando ele se envolveu com a política. Quando o rei Herodes Antipas casou-se com Herodias, João lhe disse: "Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão" (Mc 6.18). Aquilo enfureceu de tal maneira a noiva que ela quis vê-lo morto. Ela teve de esperar até que o marido estivesse de tal maneira encantado com o show de dança apresentado pela enteada que prometesse fazer o que ela pedisse. A cabeça de João Batista lhe foi trazida em um prato (Mc 6.28).

Embora João tenha precedido Jesus, ele sempre esteve abaixo do primo. Enquanto João era uma voz (Mt 3.3), Jesus era a Palavra; enquanto João era uma candeia (Jo 5.35), Jesus era a Luz do mundo (Jo 8.12). Quando Jesus entrou em cena, João saiu sem estardalhaço (Jo 3.30). Seu propósito era o de mostrar às pessoas o Cordeiro de Deus. 

Bíblia do Homem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...