27 agosto 2012

Padre pretende reabrir cervejaria que funcionava no prédio da igreja em Juiz de Fora


A população da cidade de Juiz de Fora talvez não saiba, mas no porão da Igreja Nossa Senhora da Glória funcionava uma pequena fábrica de cerveja trazida pelos padres holandeses da ordem redentorista no final do século 19.

No comando da igreja desde 2010, o padre Flávio Leonardo tem planos de reabrir a cervejaria e voltar a produzir a bebida que tem até uma oração na cartilha dos redentoristas. “Abençoai, Senhor, esta criatura, a cerveja, que vos dignastes produzir do melhor lúpulo, para que seja remédio saudável ao gênero humano”, diz trecho da reza.

A cervejaria era exclusiva para consumo dos religiosos, não tendo seus produtos comercializados. Ela funcionou entre 1894 e 1994, tendo sempre uma pessoa designada para a produção da cerveja.

Como a região tem muitos profissionais habilidosos para trabalhar com a bebida, os cervejeiros estão apoiando o padre, já que a cidade mineira foi a porta de entrada para o produto.

O valor histórico dessa pequena cervejaria é muito grande, pois os redentoristas trouxeram apenas cinco cervejarias para o Brasil, mas apenas esta de Juiz de Fora foi preservada. No mundo todo há oito mosteiros que produzem cerveja, seis deles estão na Bélgica e os outros dois estão na Áustria e na Holanda.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...