12 julho 2012

Somos nós que perdendo uma grande promessa?


O Antigo Testamento contém duas maravilhosas promessas de Deus que os crentes aguarda com expectativa sob a nova aliança. Muitos de nós enfatiza a primeira promessa. Mas não enfatizamos o suficiente a segunda?

Incrível primeira promessa de Deus era que ele iria enviar um Salvador para redimir o povo para si mesmo. A segunda grande promessa, alguns de nós parecem não enfatizar tanto, foi o derramar do seu  Espírito Santo sobre todos os crentes.

John Owen diz:

"Porque, quando Deus criou o trabalho grande e glorioso de recuperar o homem caído e a salvação dos pecadores, para o louvor da sua glória e de sua graça, ele nomeou, em sua infinita sabedoria, dois grandes meios dos mesmos. Uma era a doação de seu Filho para eles, e o outro era a doação de seu Espírito para eles.

Assim, a partir da primeira entrada do pecado, havia duas cabeças gerais da promessa de Deus aos homens, relativos ao meio de sua recuperação e salvação. O que era relativo ao envio de seu Filho para ser encarnado, para tomar nossa natureza sobre ele, e sofrer por nós aí, o outro, sobre a doação de seu Espírito, para fazer os efeitos e frutos da encarnação, a obediência, e do sofrimento de seu Filho, eficaz em nós e em nossa direção. Para estas cabeças podem todas as promessas de Deus ser reduzida.

Quando ... uma vez que o primeiro trabalho foi plenamente realizada, quando o Filho de Deus chegou, e destruiu as obras do diabo, a promessa principal restante do Novo Testamento, concerne o envio do Espírito Santo até o cumprimento de sua parte da grande obra que Deus havia projetado. (John Owen sobre o Espírito Santo)"

O Jesus salvação oferecida na cruz é uma boa notícia. O perdão dos pecados, a aceitação por Deus, a adoção como filhos de Deus, a vida eterna. Mas Jesus nos prometeu ainda mais. Ele prometeu derramar do Espírito Santo sobre todos os crentes a habitar e capacitá-los para testemunhar de Cristo, ensiná-los internamente e produzir muito fruto. O Novo Testamento diz aos crentes para andar pelo Espírito, semear para o Espírito, ser continuamente cheio do Espírito e buscar os dons do Espírito.

Muitos de nós tendem a enfatizar a primeira promessa de Deus, a salvação, muito mais do que fazer a sua segunda promessa do Espírito.

Mas John Owen diz a doutrina do Espírito Santo deve ser enorme para crentes do Novo Testamento:

Assim, o Espírito Santo, a doutrina a respeito de sua pessoa, seu trabalho, sua graça, é o tema mais peculiar e principal das Escrituras do Novo Testamento, e um objeto mais eminente imediato da fé dos que crêem.

Se a doutrina do Espírito Santo deve ser o "objeto mais eminente imediato da fé dos que crêem" e "o tema mais peculiar e principal das Escrituras do Novo Testamento", então não deveríamos enfatizar a sua pessoa de trabalho, e mais poder?

Assim como Pedro, no dia de Pentecostes, devemos prometer o dom do Espírito Santo para todos os que recebem Jesus pela fé e arrependimento.

Posso fazer uma sugestão? Destaque as passagens do Novo Testamento que falam sobre o trabalho, presentes, poder e fruto do Espírito. Então comece a orar com mais freqüência para sua presença e poder em sua vida e igreja.

Vamos orar para que o Espírito Santo seria convencer e dar nova vida a muitos, todos os domingos. Apesar de nunca descurar a boa notícia de tudo o que Jesus fez por sua vida, morte e ressurreição, vamos enfatizar o dom do Espírito Santo para poder e testemunho. E pode ser dito a cada domingo em nossas reuniões - "Certamente o Senhor está neste lugar."

por MARK ALTROGGE

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...