13 junho 2012

Vândalos atacam memorial do Holocausto em Israel


Uma mensagem anti-sionista foi escrita em 12 lugares diferentes do complexo que abriga o memorial. Os dizeres eram slogans como “Hitler, obrigado pelo Holocausto”, “Judeus, acordem, o regime sionista não nos protege, pelo contrário, nos põe em risco, “e,” Se Hitler não tivesse existido, os sionistas o teriam inventado”.
“Estamos chocados e atordoados com esta expressão de ódio insensível contra os sionistas e o sionismo”, disse o presidente do Yad Vashem, Avner Shalev. ”Este ato sem precedentes ultrapassou todos os limites”.
Ele sugeriu que os radicais ultra-ortodoxos foram os responsáveis pelo ato, observando que as letras em hebraico tinham uma caligrafia excelente e um dizia ” judeus ultra-ortodoxos”.
Não está claro como os vândalos invadiram o memorial, que é vigiado 24 horas por dia.
O porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, disse que o caso estava sendo investigado, mas nenhum suspeito havia sido identificado. Ele disse que um dos principais alvos da investigação é a comunidade ultra-ortodoxos extremista.
Muitos judeus ultra-ortodoxos  se opõe ao sionismo, porque acham que um Estado judeu não deveria existir antes da vinda do Messias. Um pequeno número de extremistas defendem a teoria da conspiração que os fundadores de Israel aprovavam a postura de Hitler para conseguirem seu objetivo: restabelecer um estado para os judeus.
O Ministro da Educação, Gideon Saar, condenou os atos, afirmando  que “aqueles que profanaram o Yad Vashem com essas mensagens terríveis fizerem isso para ofender os sentimentos do nosso povo.”
Uri Regev, um rabino liberal que lidera o grupo religioso Hiddush, pediu que os rabinos ultra-ortodoxos condenem o ato de maneira veemente. ”Seu silêncio será visto como concordância desses atos de extremistas atribuído aos ultra-ortodoxos”.
Traduzido e adaptado de Huffington Post

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...