25 junho 2012

Por que a credibilidade da igreja evangélica está abalada?


Observamos com preocupação a igreja se desviando dos seus mais sublimes valores éticos cristãos. A igreja está adotando uma postura de deixar de ser a consciência da sociedade. E com recorrência cada vez mais esta sociedade vai buscar respostas na psicologia, nos tribunais e em filosofias estranhas ao cristianismo, forjando conceitos e adquirindo valores que provocam sua desintegração. A igreja que detinha e oferecia respostas para questões morais, espirituais e do dia-a-dia, deixou esta responsabilidade para as ciências sociais como psicologia e direito. A sociedade moderna está desacreditando da igreja.

              A Palavra de Deus sempre foi o cerne da igreja. Nunca houve uma separação proposital entre Igreja e Palavra. Mas, vivemos dias em que a igreja vem abandonando sistematicamente a Palavra de Deus e seguindo conceitos de marketing, abraçando valores totalmente heréticos, os ensina como algo novo, recém-descobertos e infalíveis. Novos pregadores com teologias confusas estão ganhando visibilidade, simplesmente abolindo de suas pregações a questão do pecado, arrependimento e juízo de Deus. “Pregam sobre aquilo que Deus pode fazer pelos homens sem a necessidade de uma profunda metanoia e conseqüente compromisso com o Reino, afagam o ego dos homens com muito”moveres/modismos... Imitação da bênção”. Ensinam seus membros a juntarem tesouros na Terra.(É a Igreja do ter, que não se importa em Ser) - (... Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas). Apoc. 3:18Oferecendo prosperidade fácil a um custo elevado para o homem. São lideres que só visam seus lucros financeiros. São na verdade lobos em peles de cordeiros, e muitos desses moveres estão sendo aceitos como um sobrenatural de Deus.
   
             Não há como ignorar, a igreja brasileira, está convivendo com um liberalismo teológico absurdo, sem limites, com teologias confusas. Teologia da prosperidade, do triunfalísmo absoluto, da confissão positiva, da batalha espiritual. Mostrando um Deus como um benfeitor (... um “office-boy”), que aceita estes mesmos homens com seus pecados não confessados e comportamentos que aviltam a santidade de Deus.

              E, muitas pessoas envolvidas nestas teologias ficam confusaspensado que isso pode ser um tipo novo de avivamento divorciado de uma vida plena de santidade e da presença de Deus (Lc. 15.17,18)... Absurdo! ...“Um pastor de determinada igreja, em seu blog, estava comentando que para alcançar as bênçãos de Deus para a vida, os membros da sua igreja teriam que tomar um banho de descarrego”. Isso é uma tremenda heresia. um crime contra Deus e sua Santa Palavra. Onde temos embasamento bíblico para tais coisas. É um absurdo sem fim.

            Com isto, a igreja necessariamente está forjando toda uma geração de egoístas, aprofundando o materialismo versos misticismo como modus vivendi, jogando esta geração nos braços de Satanás. Quando a Bíblia afirma que o maior  problema do homem é a rebeldia, oposição a Deus. Isso é o centro de tudo. A maior arma que o diabo tem usado contra a igreja e convencê-la que o homem é bom e integro e que ele precisa de tudo menos do poder salvador do Sangue de Cristo.

            Vivemos num mundo em que ensinam que o pecado não existe e o que existe é o chamado "relativismo" e também usam o termo "preconceito" de acordo com suas conveniências sem uma base ou lei moral de Deus. Cobiças, invejas, ciúmes, contendas, etc., a igreja tem amargado para si mesma os prejuízos, de silenciar e não dizer que o pecado é pecado. Ela esta vivendo um grande perigo. O baixo padrão de vida cristã observado nas Igrejas chamadas “modernas” tem revelado que muitos cristãos dentro das igrejas ainda estão presos em praticas pecaminosos. Ela tem que reconhecer sua culpa pelos erros e se arrepender, sem arrependimento não tem cancelamento do pecado. Tem-se uma desculpa para tudo e não precisa mais se arrepender.

           A Igreja brasileira convive há tempos com práticas antiéticas. A própria CPI do Orçamento em 1993 revelou o comportamento nada correto de organizações e políticos evangélicos, mostrando claramente que muitos deles, embora possuidores de um discurso de ouro tenham os pés de barro. O envolvimento de muitos evangélicos na política brasileira tem trazido mais prejuízos do que benefícios para a imagem da Igreja. Jornais em rede nacional mostrando  evangélicos de mãos dadas agradecendo por propinas recebidas. Isso tem gerado um clima de suspeita na sociedade em relação aos chamados "evangélicos". Não são todos os brasileiros, hoje, que estão dispostos a confiar em alguém só porque carrega uma Bíblia ou diz ser evangélico.

          Resgatar a integridade Bíblica é antes de mostrar a Graça Salvadora, é aplicar o peso da Lei. É mostrar a hediondez do pecado e sua vilania.   É apontar para o julgamento de Deus contra toda impiedade e malícia dos homens. Sem esta dimensão hamartiológica o homem nunca sentirá a necessidade de um salvador e de perdão. Será um homem irredimível, pois o homem está perdendo a noção de certo e o errado, de justo e injusto, falso e verdadeiro. Isso vem sendo acentuado pelos meios de comunicação que pretendendo otimizar e aproximar seus produtos do homem moderno, introduz conceitos que minimizam a distância e exploram os limites entre o moral e imoral, entre o ideal de vida e a ganância a todo custo, entre o bem e mal etc. Vemos as autoridades decidirem sobre temas absurdos e irem à contramão dos valores que sustentam a família e a sociedade. A igreja precisa resgatar a integridade bíblica (O evangelho esquecido), e apontar para os valores e princípios de Deus e isso corajosamente, deixando de lado toda timidez e acanhamento de ser taxada de retrógrada.

Devemos voltar a praticar o puro e simples evangelho de Cristo, é urgente pregar a palavra pura e simples que aponta para os desafios de uma vida santa e reta diante de Deus, e condenar com toda energia as heresias que tem adentrado as igrejas anulando ensinamentos contra a usura que e deixar de juntar tesouros no Céu. Temos que denunciar com veemência, a venda dos amuletos que usam para "abençoar", que na verdade, é um marketing espiritual mentiroso, com finalidade de ajuntar mais e mais tesouros aqui nesta terra. Paulo em Mileto alertou os anciãos de Éfeso da seguinte forma: "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho, e que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles." (At.20.29,30)... Vamos denunciar estes pecados absurdos recorrentes nas Igrejas do Senhor Jesus. Não esquecendo que nestas igrejas existem pessoas sinceras, compromissadas com a fé cristã, que  são envolvidas nestas heresias absurdas. Vamos voltar ao primeiro amor. É urgente!...

Pr. Paulo Fernando Miranda Lopes
Pastor adjunto Igreja Batista do Calvário

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...