29 junho 2012

5 Razões para estudar história do Antigo Testamento


Shakespeare disse que a história é "um conto contado por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada." A visão cristã da história é um contraste, nós acreditamos que Deus ordenou, organiza-lo, e move-lo para uma significativa, definitiva , e determinado fim.

No entanto, muitos cristãos tem uma visão negativa da história do Antigo Testamento, de sua utilidade e até mesmo de sua precisão. É frequentemente considerado como "longe" e cronologicamente "distante", geograficamente, socialmente, e teologicamente. "O que ela pode fazer por mim?" E "Por que estudar isso?" São perguntas comuns. Aqui estão cinco razões para estudá-la e tirar proveito dele.

1.  História é Verdadeira 

Vizinhos de Israel expressou suas crenças através de fantástico, elaborado, "fora-deste-mundo" mitos em contraste, narrativas do Antigo Testamento sobre Israel descrevem eventos reais em tempo real envolvendo pessoas reais e um Deus real. A realidade da fé de Israel repousava sobre a realidade da história de Israel.
Da mesma forma, se perder ou abandonar a veracidade do registro bíblico, nós perdemos e desistimos da Verdade. Nós também perdemos a nossa fé cristã, porque está fundada não em especulações filosóficas isoladas, mas em atos de Deus na história humana.

Aproximando narrativas do Antigo Testamento com a confiança inabalável na sua exatidão e veracidade irá construir a fé inabalável.

2.  História é seletiva 

Não importa o quanto ela é negada, todo historiador tem uma agenda. Embora muitas vezes não ditas, que a agenda pode muitas vezes ser deduzido através da análise de sua seleção, organização e edição de eventos. Escritores do Velho Testamento também tinha uma agenda que orientou a seleção, organização e edição de suas contas. A única diferença,  é que a sua seletividade foi divinamente inspirada e, portanto, em nenhuma maneira diminui a sua veracidade.

Portanto, ao ler a história do Antigo Testamento, perguntar-se porque o autor selecionou esses eventos e que ângulo especial sobre eles. Ele vai ficar muito mais perto de você a mensagem que pretende transmitir ao seu público original.


3. História é relevante 

Pregação do Antigo Testamento, muitas vezes enfrenta a acusação de aparente irrelevância. Existem grandes diferenças entre o mundo do Antigo Testamento e do mundo moderno. No entanto, esta "lacuna de relevância" não pode ser superada pelo esquecimento história do Antigo Testamento. Tentar isso pode fazer o sermão relevante, mas faz com que as Escrituras irrelevantes.

Em vez disso, uma compreensão correta da história do Antigo Testamento nos permite entender a mensagem original para o público original, no momento original e lugar, e que, tendo feito isso, a ponte para a mensagem atual é muito mais fácil e seguro para construir.

4.  História é intencional 

Muitos livros de história simplesmente relatar o quê, quando, onde e como de cada evento. Não muita tentativa de responder o "por quê?", e aqueles que não costumam revelar ridiculamente pouco confiável.
Em contraste, a história bíblica tem uma finalidade clara: é uma revelação progressiva da mente e do coração de Deus para o benefício dos pecadores necessitados. Deus é o sujeito e o herói da Bíblia. Portanto, quando lemos uma narrativa do Antigo Testamento, temos três perguntas:

1. O que esta história revela sobre Deus?

2. Como isso é destinado a ajudar os pecadores necessitados?

3. Que papel a desempenhar essa história na história maior e mais bíblica?

A última pergunta vai ajudar a prevenir-nos de ler os capítulos como pontos desconexos e átomos independentes.

5.  História é redentora

O Antigo Testamento é a história da redenção. Deus ativamente dirige a história humana com a finalidade de resgatar os pecadores, para si mesmo. O Espírito Santo inspirou os escritores do Antigo Testamento para gravar o que graciosamente revelam que o propósito redentor, e até mesmo o próprio Redentor (Lucas 24:27 ). A história bíblica, então, não é apenas fatos para nos ensinar teologia. Esses fatos históricos servem para trazer os eleitos de Deus. O maior motivo que precisamos estudá-la do que as Escrituras são capazes de nos tornar sábios para a salvação ( 2 Tm. 3:15 ).

Por David Murray 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...