14 maio 2012

Ler a Bíblia e orar pelo celular se firma como tendência no século 21


Aplicativo YouVersion chega a 50 milhões e inspira programa similar para oração


A tecnologia atual tem interferido na maneira como as pessoas praticam sua espiritualidade. Com a popularização dos smartphones e tablets, o uso de aplicativos, programas desenvolvidos especialmente para esses meios, tem se tornado popular especialmente entre os mais jovens.

O YouVersion, aplicativo gratuito para leitura da Bíblia, foi criado por uma equipe da igreja Lifechurch.tv em Edmond, Oklahoma. Seu objetivo era a aumentar o acesso e envolvimento com a Bíblia. Lançado em julho de 2008, ele chegou aos 50 milhões de usuários. Um dos motivos de sua popularidade é que além do texto bíblico, ele permite aos internautas utilizarem marcadores de versos através de e-mail, Twitter e Facebook e blogs. Além disso, o aplicativo oferece ainda mais de 190 planos de leitura da Bíblia diferentes.
Já está disponível com mais de 294 diferentes traduções, em 144 línguas. “Eu acredito que este evento mundial de leitura da Bíblia mostra o quão longe estamos indo com o acesso e interação da Bíblia”, disse o pastor Bobby Gruenewald, um dos criadores do YouVersion.

Segundo a LifeChurch, o programa possui versões para iPhone, iPad, smartphones da BlackBerry, Android, Windows Phone, WebOS e Java. Seus usuários já gastaram mais de gastam 12 bilhões de minutos com leitura bíblica.

O YouVersion está entre os cinco aplicativos mais baixados na categoria “referência” e continua em primeiro lugar na categoria “Bíblia” na loja do iTunes. Ano passado, ficou na lista dos 10 melhores aplicativos para iPad e entre os 50 melhores para o iPhone de todos os tempos.

Com todo esse sucesso não demorou para aparecer um aplicativo que ajuda os cristãos em sua vida devocional de oração. A Light Media, especialista em mídias digitais, lançou o aplicativo PrayerMail para iPhones e iPads. O programa pode ser baixado na loja iTunes da Apple em http://itunes.apple.com/us/app/prayermail/id523509884?mt=8

Um representante da Light Media explica que eles tomaram essa decisão estratégica de desenvolver aplicativos para ajudar a igreja a conseguir acompanhar a rápida evolução das tendências de tecnologia. Hoje, 50,4% do total de celulares disponíveis no mercado são smartphones.

A tendência é que eles rapidamente substituam os telefones convencionais e os aplicativos se tornam cada vez mais populares. A recente aquisição do aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram pelo Facebook, por US$ 1 bilhão reforça como essas ferramentas tecnológicas tem demanda e valor crescentes.
A empresa também redirecionou seus antigos sites: PrayerSpace.com, PrayerWall.com, PrayerMail.com, PrayerMail.net e PrayerMail.org diretamente para sua página no iTunes. Em breve o PrayerMail também estará disponível na loja de aplicativos do sistema Android.

Os engenheiros de computação da Light Mídia dizem que se baseiam em Atos 5:38-39 para começar a trabalhar em outros aplicativos do tipo.

Eles dizem que o PrayerMail tem como objetivo aumentar o Poder da Oração no mundo inteiro através da troca de pedidos de oração. O PrayerMail também está apoiando movimentos como o Dia Mundial de Oração e a campanha de Oração pela Paz em Jerusalém.

A premissa do programa é simples: cada usuário tem uma lista de contatos, ligada à agenda do celular normal, e pode fazer seus contatos individualmente ou em grupos. Há duas opções; “pedidos de oração” e “orações respondidas”. Dessa maneira, as pessoas podem saber em tempo real quais os pedidos de oração dos seus amigos ou parentes que também usam o aplicativo, ou compartilhar as respostas de suas orações.

por Jarbas Aragão
Traduzido e adaptado de Christian News Wire e Ein News
Fonte: GospelPrime

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...