17 fevereiro 2012

Sabedoria: temor sem medo

Conta Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, que a esposa de Hieron, rei de Siracusa, perguntou ao poeta Simônides o que valia mais: ser rico ou ser sábio? O poeta respondeu: Rico, pois vejo os sábios estarem sempre a bater á porta dos ricos.

Diz-se que alguém contou esta resposta a um filósofo, ao que ele acrescentou: "Bem, é verdade que os sábios, em geral, batem na porta dos ricos, e que os ricos não batem a porta dos sábios; mas isso é porque os sábios sabem de que precisam, e se os ricos não procuram os sábios é porque não conhecem as sua reais necessidades."

Vale também lembrar o famoso sonho de Salomão (1RS 3:3-15). Onde o Senhor lhe aparece no sonho e lhe diz: "Pede-me o que queres que eu te dou". Embora sendo rei, Salomão não pediu riquezas, nem longa vida e muito menos a morte de seus inimigos, mas, sabedoria. E o Senhor lhe disse: "Eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve igual, nem depois de ti o haverá." (1RS 3:12)

Como se adquire sabedoria.

A sabedoria é para qualquer pessoa que a deseja. Ao mesmo tempo, tem um preço.

1- A fonte da sabedoria é Deus (Pv 2:6). Um Deus pessoal santo, justo e reto. Sua sabedoria é dada aqueles que a pedem e a buscam (Tg 1:5)

2- A sabedoria está reservada para os restos (Pv 2:7-9), ou seja, para aqueles que desviam do mal.

3- A sabedoria é para os que temem ao Senhor (Pv 1:7-9:10). Nenhum homem pode se considerar "sábio" se não teme ao Senhor.

Reconhecendo uma mente sábia

Quem tem uma mente sábia...
● Ouve observa tudo com atenção
● Aceita conselhos e as repreensões feitas com amor.
● Analisa os fatos antes de tomar uma posição.
● Cuida melhor de sua saúde e não se entrega a vícios.
● Não alimenta o ódio e o rancor, pois sabe perdoar.
● Leva a vida a sério e com responsabilidade.

"Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mais o companheiro dos tolos acabará mal" (Pv 13:20)


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...